Cursos de curta duração

No âmbito da iAFLUI, o LNEC promove cursos de curta duração integrados nos objetivos desta iniciativa. A metodologia padrão da iAFLUI permite efetuar o diagnóstico relativamente aos vários tipos de afluências indevidas (infiltração, águas pluviais, águas industriais, …) com recurso, entre outros, à informação proveniente de medidores instalados em coletores, em linhas de água, no subsolo ou de udómetros. Dada a relevância da monitorização para o setor, foram concebidos cursos especificamente para entidades gestoras de sistemas de águas residuais e pluviais, contemplando formação relativa a:

  • Planeamento e instalação de um sistema de monitorização, incluindo seleção de locais de medição, e do equipamento incluindo as cadeias de medição
  • controlo metrológico
  • interpretação dos dados recolhidos

Decorreu nos dias 15 a 17 de janeiro de 2020 o curso Qualidade e gestão da medição em sistemas de águas residuais e pluviais II (QSARP II). Foram apresentados conceitos relativos à medição em rede, gestão de dados, amostragem e informação, sistemas de gestão da qualidade e auditoria, avaliação da conformidade e impacto na gestão, assim como regras de boas práticas e os conceitos complementares de processamento de dados.

2ª edição da iAFLUI

A 2ª edição da iAFLUI inicia-se agora, em Maio de 2019. A iAFLUI 2019 | 2021 contempla dois tipos de participação: entidades gestoras que participam pela primeira vez nesta iniciativa, que são integradas no perfil base; entidades gestoras que já participaram na anterior edição da iAFLUI, que são integradas no perfil aperfeiçoamento.

Equaciona-se a realização de cursos de curta duração durante o período da iniciativa, nomeadamente nas áreas de qualidade e gestão da medição em sistemas de águas residuais e pluviais, de modelação hidráulica, de avaliação da condição de coletores e de técnicas para reabilitação. Tendo os participantes da iAFLUI acesso preferencial a estes cursos, caso estejam disponíveis vagas poderá abrir-se a inscrição a participantes externos.

CONFERÊNCIA – O RISCO NA GESTÃO DE ACTIVOS

A APQ e a APMI organizam no próximo dia 28 de Fevereiro de 2019, no IPQ a Conferência “O Risco na Gestão de Activos”. Esta Conferência tem como principais objectivos divulgar o trabalho desenvolvido pelas três Comissões Técnicas nas áreas interrelacionadas da Gestão do Risco e da Gestão de Activos (CT94, CT180 e CT204), partilhar experiências e promover o debate sobre estes temas que se encontram na agenda da grande maioria das organizações que procuram equilibrar o custo, risco e desempenho da sua base de activos tendo em vista a realização de valor nas Organizações e para a Sociedade em geral.

Pode aceder ao site desta conferencia através deste link.

image

iAFLUI 2019|2021: início em maio de 2019

A 2ª edição da iAFLUI – Iniciativa Nacional para o Controlo de Afluências Indevidas 2019|2021 vai iniciar em maio de 2019.

Está já reunido um grupo de entidades gestoras participantes que asseguram que a iniciativa constituirá uma oportunidade, não só de capacitação, como de troca de experiências a nível nacional sobre esta temática. Estando disponíveis algumas vagas, informa-se que é ainda possível aceitar novas inscrições.

Para qualquer esclarecimento, contacte rsbrito@lnec.pt.

LESAM 2019

Vai ocorrer em 23-27 Setembro 2019 em Vancouver, Canada, a LESAM 2019 https://lesampi2019.com (Leading Edge Strategic Asset Management), Specialist Conference da IWA (International Water Association). A conferência será uma oportunidade única para entidades gestoras e reguladores partilharem experiências relativas às melhores práticas. A submissão de artigos decorre até 28 de fevereiro.

LESAM

 

Seminário Ibero-americano sobre Sistemas de Abastecimento e Drenagem (SEREA 2019)

O Instituto Superior Técnico divulga a XVI edição do Seminário Ibero-americano sobre Sistemas de Abastecimento e Drenagem (SEREA 2019) que se realizará de 15 a 17 de julho de 2019, em Lisboa, Portugal.

O SEREA é um espaço consolidado de partilha de conhecimento e de experiências entre a comunidade Ibero-americana de investigadores e técnicos na área dos sistemas de abastecimento e de drenagem.

A programação do seminário inclui palestras por convite, sessões técnicas e ações de formação, incidindo nos principais desafios da atualidade enfrentados pelas entidades gestoras de sistemas de abastecimento e de drenagem, tais como a adaptação às alterações climáticas, a eficiência hídrica e a energética e os sistemas inteligentes, entre outros.

A recepção de resumos de comunicações está aberta até 15 de janeiro de 2019.

Para mais informações consulte o site da conferência em www.serea2019.pt ou contacte a organização através do email serea2019@tecnico.ulisboa.pt.

iAFLUI 2019 | 2021: candidaturas até 31 dezembro

Estamos a reunir as candidaturas para a iAFLUI 2019 |2021 até 31 de dezembro. Caso esteja interessado em participar, solicite-nos a proposta, para que possa enviar-nos a manifestação formal de interesse por email até final do ano.

No início de 2019 efetuaremos a seriação das candidaturas (por ordem de receção de manifestações formais) e daremos início à formalização da participação.

Para qualquer esclarecimento, contacte rsbrito@lnec.pt.