Curso LNEC | Condição de coletores com base em CCTV | 23 – 25 maio

O LNEC vai organizar de 23 a 25 de maio de 2022 uma nova edição do curso EN 13508-2 | AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE COLETORES COM BASE EM INSPEÇÃO VISUAL (CCTV). O curso é ministrado por Peter Henley, colaborador do WRc (Water Research Centre, Reino Unido).

Este curso de formação técnica, que vai já na 5ª edição, visa proporcionar e consolidar conhecimentos sobre inspeção visual de sistemas de coletores e sobre a aplicação do sistema de codificação preconizado pela EN 13508-2 – Investigação e avaliação de sistemas públicos de coletores. Parte 2: Sistema de codificação para inspeção visual. Esta norma especifica um sistema de codificação que permite a descrição da condição interior de coletores, de ramais de ligação, de câmaras de visita e de inspeção.

Para mais informações e inscrição, consulte o folheto aqui.

O curso será ministrado em língua inglesa com apoio de materiais e formador em português.

LESAM 2022

A LESAM – Leading Edge Conference for Strategic Asset Management, está quase a acontecer! Ainda estão disponíveis inscrições, aqui. https://lesam2022.colloque.inrae.fr/

Esta conferência da IWA é uma excelente oportunidade para discutir os principais desafios que se colocam aos sistemas urbanos de águas, as soluções que se andam a implementar e as tendências de boas práticas na gestão de ativos do setor. As afluências indevidas são um dos temas a discutir!

Bordéus, França, de 11 a 13 de maio de 2022.

LESAM

Curso LNEC | Condição de coletores com base em CCTV | 23 – 25 maio

O LNEC vai organizar de 23 a 25 de maio de 2022 uma nova edição do curso EN 13508-2 | AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE COLETORES COM BASE EM INSPEÇÃO VISUAL (CCTV). O curso é ministrado por Peter Henley, colaborador do WRc (Water Research Centre, Reino Unido).

Este curso de formação técnica, que vai já na 5ª edição, visa proporcionar e consolidar conhecimentos sobre inspeção visual de sistemas de coletores e sobre a aplicação do sistema de codificação preconizado pela EN 13508-2 – Investigação e avaliação de sistemas públicos de coletores. Parte 2: Sistema de codificação para inspeção visual. Esta norma especifica um sistema de codificação que permite a descrição da condição interior de coletores, de ramais de ligação, de câmaras de visita e de inspeção.

Para mais informações e inscrição, consulte o folheto aqui.

O curso será ministrado em língua inglesa com apoio de materiais e formador em português.

10th ICUD – International Conference on Sewer Processes and Networks,

Vai ocorrer em Graz, na Áustria, de 24 a 26 de Agosto 2022, o 10th ICUD – International Conference on Sewer Processes and Networks, organizado pelo Joint IWA/IAHR Working group on Urban Drainage. Os temas da conferência alinham com alguns dos tópicos da iAFLUI, e  são os seguintes:

  • Impactos do sistema de águas residuais
  • Processos no interior do sistema de coletores
  • Projetar, repensar o projeto e problemas operacionais
  • Monitorização e tecnologias associadas
  • Técnicas de inspeção para obter informações sobre o funcionamento dos sistemas
  • Questões emergentes e novas tecnologias

Podem ser submetidos resumos de 2 paginas até 31 de março. Mais informação:

https://www.tugraz.at/events/spn10/home/?ct=t%28WDCE_Theme+3_Development+list_COPY_01%29&mc_cid=32efb13106&mc_eid=34f88f83a1

LNEC | Curso 2CIV | Avaliação da condição de coletores com base em inspeção visual

Irá ocorrer a 24 e 25 de fevereiro de 2022, on line, a 2ª edição do curso 2CIV | Avaliação da condição de coletores com base em inspeção visual. O curso, ministrado por investigadoras do LNEC, foi concebido especificamente para entidades gestoras de sistemas de águas residuais e pluviais. A inscrição encontra-se aberta à comunidade técnica do setor.

Esta formação visa proporcionar conhecimentos complementares relativos à avaliação e classificação da condição de coletores. Recorrendo a resultados de inspeção visual  codificados com base na norma EN 13508-2:2003+A1:2011 (Investigação e avaliação de sistemas públicos de coletores. Parte 2: Sistema de codificação para inspeção visual), o curso apresenta um conjunto de métodos para avaliar o desempenho, contribuindo para a gestão técnica dos sistemas.

Para mais informações

http://www.lnec.pt/fotos/cursos/2civ-2ed_folheto_final2_210828492461e58edc5e245.pdf

MSARP | Modelação de Sistemas de Águas Residuais e Pluviais

Irá ocorrer de 29 de março a 1 de abril de 2022, no Centro de Congressos do LNEC, o curso MSARP | Modelação de Sistemas de Águas Residuais e Pluviais. O curso, ministrado por investigadores do LNEC e convidados especialistas, foi concebido especificamente para profissionais de sistemas de águas residuais e pluviais. A inscrição encontra-se aberta à comunidade técnica do setor. Estão disponíveis condições especiais para entidades gestoras participantes na iAFLUI 2019|2021.

Este curso de formação visa proporcionar conhecimentos de modelação matemática em sistemas de águas residuais e pluviais. Estes modelos permitem simular o comportamento funcional dos sistemas, ou seja, calcular a evolução ao longo do tempo de caudais, velocidades e alturas de escoamento, no caso da simulação do comportamento hidráulico, assim como algumas variáveis de qualidade da água. O curso inclui uma forte componente prática e orienta os formandos para a recolha de dados necessários aos modelos.

Para mais informações

http://www.lnec.pt/fotos/cursos/msarp_folheto_final2_74487528461e58ffd29be6.pdf

1º Congresso Nacional de Engenharia e Gestão de Ativos (CongrEGA 2022)

O 1º Congresso Nacional de Engenharia e Gestão de Ativos (CongrEGA 2022) irá decorrer no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), nos dias 26 e 27 de maio de 2022.

O CongrEGA 2022 pretende contribuir para consolidar e sistematizar o corpo de conhecimento técnico e científico na área da Engenharia e Gestão de Ativos, com uma abordagem transversal a todos os sectores de atividade. Visa aproximar as empresas, as universidades e os centros de investigação através da transferência de conhecimentos numa perspetiva mutuamente ganhadora. Pretende-se promover o debate sobre os melhores caminhos e visões estratégicas para todas as organizações onde as abordagens da Engenharia e a Gestão de Ativos sejam estruturantes na sua atividade, procurando contribuir para a capacitação das pessoas e a competitividade das organizações públicas e privadas, a realização de valor para a sociedade e o alcançar dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para qualquer esclarecimento, contactar congrega2022@isec.pt. Para mais informações e submissão de tabalhos (até 31 de dezembro 2021) https://congrega2022.isec.pt/callpapers.php.

Os artigos apresentados no congresso serão publicados no livro de atas do congresso. Os autores de artigos selecionados de elevada qualidade serão convidados a desenvolver uma versão expandida a submeter nas edições especiais das seguintes revistas científicas indexadas (MDPI) associadas ao congresso:

Modelling and Optimization of Electrical Systems (Energies: IF 3.004; Citescore 4,7)

Sustainability and Resilience of Engineering Assets (Applied Sciences: IF 2.679; CiteScore 3.0)

EGA2022

Participações iAFLUI em conferências

Nas últimas conferências nacionais e internacionais o trabalho desenvolvido na iAFLUI tem sido amplamente divulgado.
Destaca-se a apresentação no IWA Conference RTAM (Rethinking Treatment with Asset Management), no Porto, em setembro de 2021:
• Brito, R.S., Almeida, M.C., Silva, N., Barreto, S., Veríssimo, F. (2021). Assessing intermittent saline inflows in urban water systems

A apresentação nas Jornadas de Engenharia e no ENASB:
• Fatores de contexto no controlo de afluências indevidas no Sistema da Águas do Norte. Oradores: Guilherme Santos e Ana Vieira das AdNorte
E as apresentações no ENEG:
• Fatores de contexto e técnicas de deteção de afluências indevidas pluviais no Sistema da Águas do Norte. Oradores: Guilherme Santos e Ana Vieira das AdNorte
• Afluências indevidas a sistemas de drenagem urbana: uma abordagem integrada. Oradora: Maria do Céu Almeida do LNEC