3ª edição da iAFLUI

Prevê-se o início da 3ª edição da iAFLUI em 2025. A próxima edição da iniciativa constituirá uma oportunidade para as entidades gestoras nacionais alinharem os seus procedimentos com as orientações previstas pela 4ª geração do sistema de avaliação da ERSAR, pelo PENSAARP2030 e pela versão revista da Diretiva para o tratamento de águas residuais.
As entidades interessadas poderão contactar a equipa de projeto (rsbrito@lnec.pt ou mcalmeida@lnec.pt) para informação adicional e partilha das suas expectativas e necessidades em relação ao tema.

iAFLUI 2023 | 2025

Prevê-se o início da 3ª edição da iAFLUI em Setembro de 2023. A iAFLUI 2023 | 2025 terá uma duração de 24 meses.  Encontra-se a decorrer o período de esclarecimentos e de receção de manifestações de interesse, até Junho 2023.

As entidades interessadas deverão contactar a equipa de projeto (rsbrito@lnec.pt ou mcalmeida@lnec.pt) para conhecimento das condições específicas de participação e informação adicional.

Curso RSDU | Soluções técnicas para reabilitação de sistemas de drenagem urbana

Irá ocorrer a 12 e 13 de dezembro de 2022, on line, o curso RSDU | Soluções técnicas para reabilitação de sistemas de drenagem urbana, ministrado por investigadoras do LNEC, foi concebido especificamente para entidades gestoras de sistemas de águas residuais e pluviais. A inscrição encontra-se aberta à comunidade técnica do setor; as entidades participantes no projeto iAFLUI 2019|2021 têm acesso ao curso com condições especiais.

Esta formação visa apresentar soluções técnicas para reabilitação e renaturalização de sistemas de águas residuais e pluviais, incluindo intervenções de reparação, renovação ou substituição de componentes, com foco no sistema de drenagem.  Para mais informações e inscrição, consulte o folheto em anexo.

RSDU2022_folheto

iAFLUI 2023 | 2025

O LNEC vai promover a 3ª edição da iAFLUI em 2023/2025, na sequência das edições anteriores, dirigida quer a entidades que participam pela primeira vez (perfil base) quer a entidades que, tendo participado na 1ª ou 2ª edições, têm interesse em consolidar o trabalho desenvolvido (perfil aperfeiçoamento). A temática da iAFLUI encontra-se alinhada com o PENSAARP2030, contribuindo para a capacitação das entidades participantes e para melhor se posicionarem no setor.

A iAFLUI 2023 | 2025 terá uma duração de 24 meses (maio 2023 – abril 2025). Prevê uma componente especificamente direcionada para a monitorização e o reforço da formação, do apoio ao diagnóstico e ao cálculo de métricas e da avaliação energética.

As entidades interessadas deverão contactar a equipa de projeto (rsbrito@lnec.pt ou mcalmeida@lnec.pt) para conhecimento das condições específicas de participação e informação adicional.

Curso LNEC | Condição de coletores com base em CCTV | 23 – 25 maio

O LNEC vai organizar de 23 a 25 de maio de 2022 uma nova edição do curso EN 13508-2 | AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE COLETORES COM BASE EM INSPEÇÃO VISUAL (CCTV). O curso é ministrado por Peter Henley, colaborador do WRc (Water Research Centre, Reino Unido).

Este curso de formação técnica, que vai já na 5ª edição, visa proporcionar e consolidar conhecimentos sobre inspeção visual de sistemas de coletores e sobre a aplicação do sistema de codificação preconizado pela EN 13508-2 – Investigação e avaliação de sistemas públicos de coletores. Parte 2: Sistema de codificação para inspeção visual. Esta norma especifica um sistema de codificação que permite a descrição da condição interior de coletores, de ramais de ligação, de câmaras de visita e de inspeção.

Para mais informações e inscrição, consulte o folheto aqui.

O curso será ministrado em língua inglesa com apoio de materiais e formador em português.

LESAM 2022

A LESAM – Leading Edge Conference for Strategic Asset Management, está quase a acontecer! Ainda estão disponíveis inscrições, aqui. https://lesam2022.colloque.inrae.fr/

Esta conferência da IWA é uma excelente oportunidade para discutir os principais desafios que se colocam aos sistemas urbanos de águas, as soluções que se andam a implementar e as tendências de boas práticas na gestão de ativos do setor. As afluências indevidas são um dos temas a discutir!

Bordéus, França, de 11 a 13 de maio de 2022.

LESAM

Curso LNEC | Condição de coletores com base em CCTV | 23 – 25 maio

O LNEC vai organizar de 23 a 25 de maio de 2022 uma nova edição do curso EN 13508-2 | AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO DE COLETORES COM BASE EM INSPEÇÃO VISUAL (CCTV). O curso é ministrado por Peter Henley, colaborador do WRc (Water Research Centre, Reino Unido).

Este curso de formação técnica, que vai já na 5ª edição, visa proporcionar e consolidar conhecimentos sobre inspeção visual de sistemas de coletores e sobre a aplicação do sistema de codificação preconizado pela EN 13508-2 – Investigação e avaliação de sistemas públicos de coletores. Parte 2: Sistema de codificação para inspeção visual. Esta norma especifica um sistema de codificação que permite a descrição da condição interior de coletores, de ramais de ligação, de câmaras de visita e de inspeção.

Para mais informações e inscrição, consulte o folheto aqui.

O curso será ministrado em língua inglesa com apoio de materiais e formador em português.

10th ICUD – International Conference on Sewer Processes and Networks,

Vai ocorrer em Graz, na Áustria, de 24 a 26 de Agosto 2022, o 10th ICUD – International Conference on Sewer Processes and Networks, organizado pelo Joint IWA/IAHR Working group on Urban Drainage. Os temas da conferência alinham com alguns dos tópicos da iAFLUI, e  são os seguintes:

  • Impactos do sistema de águas residuais
  • Processos no interior do sistema de coletores
  • Projetar, repensar o projeto e problemas operacionais
  • Monitorização e tecnologias associadas
  • Técnicas de inspeção para obter informações sobre o funcionamento dos sistemas
  • Questões emergentes e novas tecnologias

Podem ser submetidos resumos de 2 paginas até 31 de março. Mais informação:

https://www.tugraz.at/events/spn10/home/?ct=t%28WDCE_Theme+3_Development+list_COPY_01%29&mc_cid=32efb13106&mc_eid=34f88f83a1

LNEC | Curso 2CIV | Avaliação da condição de coletores com base em inspeção visual

Irá ocorrer a 24 e 25 de fevereiro de 2022, on line, a 2ª edição do curso 2CIV | Avaliação da condição de coletores com base em inspeção visual. O curso, ministrado por investigadoras do LNEC, foi concebido especificamente para entidades gestoras de sistemas de águas residuais e pluviais. A inscrição encontra-se aberta à comunidade técnica do setor.

Esta formação visa proporcionar conhecimentos complementares relativos à avaliação e classificação da condição de coletores. Recorrendo a resultados de inspeção visual  codificados com base na norma EN 13508-2:2003+A1:2011 (Investigação e avaliação de sistemas públicos de coletores. Parte 2: Sistema de codificação para inspeção visual), o curso apresenta um conjunto de métodos para avaliar o desempenho, contribuindo para a gestão técnica dos sistemas.

Para mais informações

http://www.lnec.pt/fotos/cursos/2civ-2ed_folheto_final2_210828492461e58edc5e245.pdf

MSARP | Modelação de Sistemas de Águas Residuais e Pluviais

Irá ocorrer de 29 de março a 1 de abril de 2022, no Centro de Congressos do LNEC, o curso MSARP | Modelação de Sistemas de Águas Residuais e Pluviais. O curso, ministrado por investigadores do LNEC e convidados especialistas, foi concebido especificamente para profissionais de sistemas de águas residuais e pluviais. A inscrição encontra-se aberta à comunidade técnica do setor. Estão disponíveis condições especiais para entidades gestoras participantes na iAFLUI 2019|2021.

Este curso de formação visa proporcionar conhecimentos de modelação matemática em sistemas de águas residuais e pluviais. Estes modelos permitem simular o comportamento funcional dos sistemas, ou seja, calcular a evolução ao longo do tempo de caudais, velocidades e alturas de escoamento, no caso da simulação do comportamento hidráulico, assim como algumas variáveis de qualidade da água. O curso inclui uma forte componente prática e orienta os formandos para a recolha de dados necessários aos modelos.

Para mais informações

http://www.lnec.pt/fotos/cursos/msarp_folheto_final2_74487528461e58ffd29be6.pdf