1º Congresso Nacional de Engenharia e Gestão de Ativos (CongrEGA 2022)

O 1º Congresso Nacional de Engenharia e Gestão de Ativos (CongrEGA 2022) irá decorrer no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), nos dias 26 e 27 de maio de 2022.

O CongrEGA 2022 pretende contribuir para consolidar e sistematizar o corpo de conhecimento técnico e científico na área da Engenharia e Gestão de Ativos, com uma abordagem transversal a todos os sectores de atividade. Visa aproximar as empresas, as universidades e os centros de investigação através da transferência de conhecimentos numa perspetiva mutuamente ganhadora. Pretende-se promover o debate sobre os melhores caminhos e visões estratégicas para todas as organizações onde as abordagens da Engenharia e a Gestão de Ativos sejam estruturantes na sua atividade, procurando contribuir para a capacitação das pessoas e a competitividade das organizações públicas e privadas, a realização de valor para a sociedade e o alcançar dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Para qualquer esclarecimento, contactar congrega2022@isec.pt. Para mais informações e submissão de tabalhos (até 31 de dezembro 2021) https://congrega2022.isec.pt/callpapers.php.

Os artigos apresentados no congresso serão publicados no livro de atas do congresso. Os autores de artigos selecionados de elevada qualidade serão convidados a desenvolver uma versão expandida a submeter nas edições especiais das seguintes revistas científicas indexadas (MDPI) associadas ao congresso:

Modelling and Optimization of Electrical Systems (Energies: IF 3.004; Citescore 4,7)

Sustainability and Resilience of Engineering Assets (Applied Sciences: IF 2.679; CiteScore 3.0)

EGA2022

Participações iAFLUI em conferências

Nas últimas conferências nacionais e internacionais o trabalho desenvolvido na iAFLUI tem sido amplamente divulgado.
Destaca-se a apresentação no IWA Conference RTAM (Rethinking Treatment with Asset Management), no Porto, em setembro de 2021:
• Brito, R.S., Almeida, M.C., Silva, N., Barreto, S., Veríssimo, F. (2021). Assessing intermittent saline inflows in urban water systems

A apresentação nas Jornadas de Engenharia e no ENASB:
• Fatores de contexto no controlo de afluências indevidas no Sistema da Águas do Norte. Oradores: Guilherme Santos e Ana Vieira das AdNorte
E as apresentações no ENEG:
• Fatores de contexto e técnicas de deteção de afluências indevidas pluviais no Sistema da Águas do Norte. Oradores: Guilherme Santos e Ana Vieira das AdNorte
• Afluências indevidas a sistemas de drenagem urbana: uma abordagem integrada. Oradora: Maria do Céu Almeida do LNEC

Conferência Acqualive – 18 de novembro das 10h00 às 11h30 na FIL, Parque das Nações

No momento em que se discute o próximo Plano Estratégico para o setor de abastecimento de água e gestão de águas residuais e pluviais e se anunciam importantes financiamentos europeus, importa discutir as novas oportunidades que se colocam às empresas e a outros agentes do setor.

Estes temas serão discutidos na conferência Acqualive, coordenada pela LIS-Water, e integrada no Portugal Smart Cities Summit 2021, organizado pela Fundação AIP.

Esta conferência irá decorrer no dia 18 de novembro das 10h00 às 11h30 na FIL – Parque das Nações.

Consulte o programa da conferência Acqualive em https://portugalsmartcities.fil.pt/programa-2021/

Consulte o programa do Portugal Smart Cities Summit 2021 em https://portugalsmartcities.fil.pt/

Inscreva-se gratuitamente em https://portugalsmartcities.fil.pt/registo-portugal-smart-cities-summit/

Fórum iAFLUI 2021

Decorreu no dia 13 de outubro o Fórum iAFLUI, evento destinado a divulgar publicamente o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos pelas entidades gestoras participantes na 2ª edição da iAFLUI. Destacam-se os desenvolvimentos relativos ao sistema de avaliação das diferentes tipologias de afluências indevidas e a utilização, por cada entidade gestora, dos métodos e procedimentos definidos. O fórum, que contou com mais de 60 participantes, também promoveu a discussão em torno dos principais desafios e oportunidades associados ao controlo de afluências indevidas, com destaque para a monitorização, a eficiência energética e a definição de responsabilidades pelos diferentes serviços de águas no território urbano. Esteve também disponível uma exposição de posters elaborados pelas entidades gestoras. Ficou identificado o interesse no lançamento de uma futura edição da iAFLUI.

IMG_8226

LESAM 2022

A 9ª LESAM, a Leading Edge Conference for Strategic Asset Management, irá realizar-se em Bordéus, França, de 11 a 13 de maio de 2022.
A LESAM é o evento principal do SAM-SG, o Specialist Group em Gestão de Ativos da IWA (International Water Association), e constitui-se como um fórum onde entidades gestoras, consultores, reguladores, investigadores, estudantes e gestores de ativos de sistema urbanos de águas identificam e discutem os seus principais desafios, as novas soluções que se destacam e as tendências de boas práticas na gestão de ativos do setor. As afluências indevidas são um dos temas a discutir!
O prazo para submissão de resumos alargados está previsto para 1 de novembro de 2021. Verifique os tópicos da LESAM e mais informações no site:  https://lesam2022.colloque.inrae.fr/

Picture1

Porto | Setembro 2021 | Conferência IWA | Water Economics, Statistics & Asset Management – prazo alargado

Conforme já divulgámos, vai decorrer no Porto, nos dias 22 a 24 de setembro de 2021, a conferência internacional conjunta RTAM – International Conference on Rethinking Treatment with Asset Management e 5th International Conference on Water Economics, Statistics and Finance. O prazo para submissão de resumos foi alargado para 31 de maio de 2021.
Esta edição aborda dois assuntos principais:
– A parceria entre Economia, Engenharia e Estatística para a gestão integrada do ciclo hidrológico urbano;
– O contributo da gestão de ativos para a eficácia do tratamento e da reutilização de água.
Dada a ligação de ambos os tópicos com o controlo de afluências indevidas, encoraja-se a participação.Para mais informações: http://www2.isep.ipp.pt/iwa_porto2021/

Porto | Setembro 2021 | Conferência IWA | Water Economics, Statistics & Asset Management

Vai decorrer no Porto, nos dias 22 a 24 de setembro de 2021, a conferência internacional conjunta RTAM – International Conference on Rethinking Treatment with Asset Management e 5th International Conference on Water Economics, Statistics and Finance. A conferência é organizada pelos Grupos Especializados da IWA Strategic Asset Management e Statistics & Economics.

Esta edição aborda dois assuntos principais:

– O contributo da gestão de ativos para repensar o tratamento e viabilizar a reutilização de água.
– A parceria entre Economia, Engenharia e Estatística para a gestão integrada do ciclo hidrológico urbano.

Dada a ligação de ambos os tópicos com o controlo de afluências indevidas, encoraja-se a participação. O prazo para submissão de resumos é 15 de maio de 2021.

Para mais informações: http://www2.isep.ipp.pt/iwa_porto2021/