No âmbito da iAFLUI, o LNEC promove cursos de curta duração integrados nos objetivos desta iniciativa. A metodologia padrão da iAFLUI permite efetuar o diagnóstico relativamente aos vários tipos de afluências indevidas (infiltração, águas pluviais, águas industriais, …) com recurso, entre outros, à informação proveniente de medidores instalados em coletores, em linhas de água, no subsolo ou de udómetros. Dada a relevância da monitorização para o setor, foram concebidos cursos especificamente para entidades gestoras de sistemas de águas residuais e pluviais, contemplando formação relativa a:
- Planeamento e instalação de um sistema de monitorização, incluindo seleção de locais de medição, e do equipamento incluindo as cadeias de medição
- controlo metrológico
- interpretação dos dados recolhidos
Decorreu nos dias 15 a 17 de janeiro de 2020 o curso Qualidade e gestão da medição em sistemas de águas residuais e pluviais II (QSARP II). Foram apresentados conceitos relativos à medição em rede, gestão de dados, amostragem e informação, sistemas de gestão da qualidade e auditoria, avaliação da conformidade e impacto na gestão, assim como regras de boas práticas e os conceitos complementares de processamento de dados.