O principal objetivo da iAFLUI  consiste em apoiar, através de um projeto colaborativo, a implementação do PENSAAR2020 e das políticas políticas públicas associadas ao POSEUR, que permite a capacitação as entidades participantes para a melhoria da eficiência dos seus sistemas de águas residuais.

 

Porquê?

Apesar das afluências indevidas serem reconhecidas pelas entidades gestoras como uma causa da deterioração do desempenho dos sistemas, frequentemente não é conhecida a dimensão real das afluências indevidas, havendo apenas evidências de um número desconhecido de ligações, excesso de infiltração, descargas indevidas ou episódios de caudais excessivos, traduzindo-se em inundações, descargas, ou outros. A atuação passa pela definição de um plano de gestão que contribua para a sua minimização.

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O formato de projeto colaborativo

O formato de projeto colaborativo com um conjunto de entidades gestoras é a forma selecionada pelo LNEC para um esforço de transferência das metodologias e ferramentas desenvolvidas durante a iniciativa. Este formato tem sido adoptado com sucesso na última década pelo LNEC para a transferência de conhecimentos, permitindo uma eficácia acrescida na sua internalização pelas entidades gestoras, com formação e aquisição de experiência guiada no uso das metodologias e técnicas em causa.

Neste formato de programa coletivo, as entidades participantes realizam elas próprias o trabalho de desenvolvimento mediante uma programação comum, com a coordenação, a formação e o apoio técnico do LNEC. Usufruem de apoio coletivo e individualizado, bem como dos benefícios do estabelecimento de rede de contatos com as outras entidades gestoras, num processo comum e simultâneo, com dificuldades e desafios semelhantes, que conduz a uma eficaz partilha de soluções, e a um custo por entidade participante que, beneficiando do efeito de escala, é bastante mais acessível do que uma consultoria individual equivalente. O controlo de calendário é rigoroso, e os participantes têm uma maior motivação para manterem um ritmo de trabalho eficaz e chegarem a resultados com regularidade. É criado um efeito de rede entre os participantes que ajuda bastante ao progresso geral do trabalho, pela partilha de soluções.

Estrutura geral do projeto

A estrutura geral do projeto é constituída por uma sequência de fases enquadradas por uma programação geral conducente ao objetivo principal acima descrito. Cada fase tem uma programação específica, e inclui formação dedicada aos objetivos parcelares a cumprir. É iniciada e terminada por uma reunião plenária para estabelecimento dos objetivos, programação dos trabalhos, esclarecimento de dúvidas, análise de resultados e calendarização de pormenor. A formação presencial tem usualmente lugar no início de cada fase, sendo depois realizados workshops de acompanhamento em cada fase. A formação será ministrada tanto de forma presencial como à distância, via e-learning, constituindo na sua totalidade uma formação completa em controlo de afluências indevidas. O programa é acompanhado em permanência por um helpdesk telefónico, via email e skype. O programa beneficia de um amplo leque de materiais escritos, de formação e de software, disponibilizado via moodle.

O projeto é estruturado numa sequência de quatro fases, totalizando 18 meses. Cada fase tem uma programação específica e inclui formação dedicada aos objetivos parcelares.

programa_FASES

 

O projeto é antecedido de uma fase preliminar (Fase 0) que constitui uma fase preparatória do trabalho a ser desenvolvido. Pretende-se nesta fase efetuar a constituição da equipa de projeto, apresentar a programação detalhada da iAFLUI e garantir que a informação necessária ao início dos trabalhos se encontra disponível.

Responsabilidades das entidades gestoras

Às entidades gestoras participantes caberá definir uma equipa, de pelo menos 3 elementos, que irá ser responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos, nomeadamente o desenvolvimento de planos de controlo de afluências indevidas, e pela ligação com os setores da EG que venham a estar envolvidos tanto no desenrolar dos trabalhos e na utilização dos resultados, como na produção de dados necessários.

Caberá ainda designar um Gestor de Projeto que liderará o processo no seio da EG, que garantirá a transmissão e disseminação dos resultados na organização, e que será o contato preferencial da EG para a gestão do projeto. A EG envidará os seus melhores esforços para garantir a estabilidade da equipa designada durante todo o projeto.